O MOMENTO MAIS PERFEITO É AGORA

Quantas vezes deixamos de prestar atenção em alguém que está ao nosso lado por estarmos mexendo no celular? Isso é algo bem comum nos dias de hoje. Aproximamo-nos de pessoas que estão longe de nós, mas muitas vezes acabamos por nos distanciar de quem está perto.

O mundo está constantemente nos soterrando de novas informações por todo os lados, o tempo todo. Notificações, aplicativos, posts, sites, páginas, fotos, vídeos – tudo sendo produzido e nos oferecido simultaneamente.

Veja bem, não é que a tecnologia seja o problema, mas sim a maneira como a usamos. Sentimos a necessidade de estar o tempo todo fazendo algo, e se possível, várias coisas ao mesmo tempo. Enquanto estamos navegando pelo Instagram, aparece uma notificação de alguém que comentou nossa foto no Facebook e, sem pensar duas vezes, clicamos na notificação para saciar nossa curiosidade, enquanto nem havíamos terminado o que fazíamos no Instagram. No computador, há várias abas abertas no navegador, uma delas de música que toca enquanto lemos uma artigo na outra. Se nesse meio tempo surgir alguma notificação do Whatsapp no celular, é claro que vamos parar de ler a matéria só pra dar uma olhadinha em quem nos mandou mensagem.

Focar no presente é prestar realmente atenção no que você está fazendo. É escovar os dentes prestando atenção em cada movimento que a escova faz dentro de sua boca, em vez de pensar que você precisa acabar porque há mais coisas a se fazer em seguida. É, ao fazer uma refeição, prestar atenção na cor e sabor da comida e em como você a mastiga. É fazer um exercício físico reparando em cada músculo que se contrai conforme os movimentos que você faz. Esses são apenas alguns exemplos.

Quotefancy-1724979-3840x2160
Onde quer que você esteja, seja a alma deste lugar. – Rumi

Esteja por inteiro em tudo que você fizer.

Temos a tendência de fazer qualquer coisa pensando no que acabara de acontecer ou no que vai acontecer em seguida. O que não percebemos é que todos sentimentos como culpa, tristeza, arrependimento e mágoa são causados por estarmos vivendo no passado, e todos sentimentos de ansiedade, tensão, preocupação e estresse existem porque vivemos demais no futuro. Não existe sofrimento no agora.

Nosso passado só é passado porque ele já foi presente um dia. Se não nos conformamos com nosso passado, vale se perguntar: o que estávamos fazendo? Quem sabe, lá no passado, não estávamos sofrendo com o que já era passado naquela época? Dando importância a esses acontecimentos, apenas os estendemos mais ainda, destruindo o que na época era o presente, e hoje poderia ser um passado melhorado por nós.

O futuro chegará apenas se ele puder ser presente um dia. O futuro de ontem já chegou, e o que estamos fazendo com ele? Estamos transformando-o em um futuro de preocupações e expectativas futuras? Esse futuro não chegará nunca, pois quando ele chegar, você estará com a mente no próximo futuro que ainda não chegou.

9d75c9ad3cd5dec88faa9f8ff1c5b0ba
Agora é a única realidade – tudo mais é ou memória ou imaginação. – Osho

O agora é tudo que existe. Foque nele e você poderá viver agora a vida da qual se arrepende de não ter vivido e a vida que tanto anseia em viver um dia.

“A vida é agora. Nunca houve um momento em que a sua vida não foi agora, nem nunca haverá.” Eckhart Tolle

Por Amanda Auler

Texto protegido pela Lei do Direito Autoral nº9.610/98. Reposte sempre com todos os créditos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s